SOBRE O PROJETO EXPERIÊNCIA EDITORIAL PARTILHADA

O projeto é um piloto da editora-escola da Curva Editorial. Nele, propomos a edição da obra O Diário Frágil, de Laura Torres, em formato de livro impresso, digital e em áudio, por meio de um processo de reflexão coletiva sobre o texto e sobre o processo editorial que criará o livro. Para isso, foram realizadas as oficinas “Original e transposição entre mídias: o estabelecimento do texto” e “Materializar o livro: entre conceito e viabilidade”, ambas na modalidade online, ao vivo e gratuita. Após a realização das oficinas e a finalização do processo de edição do livro,  o livro digital e o audiolivro serão disponibilizados gratuitamente aqui no site da Curva. A tiragem impressa será distribuída aos participantes e a bibliotecas públicas.

 O DIÁRIO FRÁGIL
O diário frágil narra a experiência de uma mulher em seu convívio com o transtorno bipolar. Em uma espécie de fluxo de consciência, a obra apresenta, com delicadeza e beleza impensadas para o peso do tema, o cotidiano, as misérias e as alegrias dessa personagem.

A primeira oficina, “Original e transposição entre mídias: estabelecimento do texto”, teve o objetivo de estabelecer o texto final para livro, a partir da leitura crítica do original composto por posts de um blog mantido por Laura Torres de 2018 a 2021, observando aspectos da edição de livros e da teoria da literatura. Os participantes também discutiram a importância e os limites próprios e necessários ao trabalho de um editor de textos literários. 

A oficina teve a participação de Gabriel Schünemann, editor na Curva, que realizou a preparação do original a partir do briefing criado coletivamente pela turma.

A segunda oficina, trabalhou aspectos materiais que extrapolam o texto da obra, mas que dialogam com este, na elaboração do projeto gráfico e visual da obra O Diário Frágil, de Laura Torres. A abordagem passou por conhecimentos básicos sobre fonte, grid, paginação, papel e acabamentos, que foram apresentados a partir do contexto de produção do livro em produção.


Esta oficina contou com as presenças do tipógrafo e designer Mário Vinícius e do multiartista Circe Clingert. Mário Vinícius foi o designer responsável pela criação do projeto gráfico e diagramação de O diário frágil a partir das orientações brifadas pelos participantes da segunda oficina. Circe Clingert, por meio do Ateliê Phonte 88, realizou a impressão e a encadernação dos exemplares também a partir das ideias coletivas.

DOCENTES 

Carolina Leal 

Mestre em Estudos de Literatura pela UFF e graduada em Comunicação Social pela ECO-UFRJ. Trabalhou nas editoras Civilização Brasileira, Record, Rocco e Zahar e presta serviços de preparação de originais e revisão para o mercado editorial. Foi assessora de projetos da Fundação do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), realizando cursos e feiras que fomentam a literatura e leitura. É professora no programa de ensino à distância da UFF (Cederj) e autora do disco-livro Poemas para o seu baile, publicado pela Curva Editorial. 

Alice Bicalho 

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da FALE – UFMG, é professora da formação em edição dessa instituição. Trabalha no mercado editorial desde 2006, publicando livros independentes e atuando em pequenas e grandes editoras como Fino Traço, Civilização Brasileira, Paz e Terra e José Olympio. 

Assessoria de imprensa: Mariana Gonçalves
Redes sociais: Marcela Gonçalves